Toda empresa está sujeita a falhas e problemas de infraestrutura de TI. Afinal, quem nunca teve um setor parado, mesmo que por alguns minutos, por uma indisponibilidade do servidor, uma queda de internet ou problema de hardware?

Essas falhas, se não solucionadas, comprometem a produtividade da empresa e trazem prejuízos em longo prazo. Portanto, com empresas investindo cada vez mais em tecnologia, é natural que também exista um crescimento na busca de soluções para esses erros.

Neste artigo, listamos os principais problemas enfrentados pelas empresas e damos dicas de como evitá-los, a fim de minimizar perdas e prejuízos no seu negócio. Acompanhe!

Falta de suporte técnico especializado em problemas de infraestrutura de TI
Muitas empresas simplesmente não contam com uma equipe especializada em soluções tecnológicas. Geralmente, as organizações possuem um funcionário, nem sempre capacitado, para gerir todo sistema de informações, ou contam com um assistente terceirizado que é contatado somente quando o sistema apresenta alguma falha.

Essa decisão não é eficiente em termos de custos e nem de resultados. Para que a empresa obtenha o máximo de aproveitamento de sua infraestrutura de TI, é necessário contar com o apoio de uma equipe técnica de confiança, que conheça bem as necessidades da empresa e possa oferecer as melhores soluções, a fim de evitar e corrigir possíveis problemas.

Hardwares e softwares antigos e desatualizados
Algumas empresas são relutantes em renovar equipamentos e programas da sua infraestrutura, usando como justificativa os custos envolvidos no processo. Assim, mantêm hardwares e softwares antigos e desatualizados com a falsa impressão de que estão reduzindo despesas, o que é um engano.

O ciclo de vida do investimento da infraestrutura de TI de uma empresa é de 3 a 4 anos. Isso acontece porque equipamentos que ultrapassam esse tempo de uso começam a apresentar problemas e necessitar de manutenção constante, o que gera despesa e queda na produtividade da organização.

Portanto, a melhor saída para minimizar esse tipo de problema é aposentar os equipamentos no tempo adequado.

Utilização de software ilegal e sem licenciamento
Infelizmente, esse é um dos problemas de infraestrutura de TI mais comuns encontrados nas empresas. Muitas organizações simplesmente desconhecem a necessidade do processo de licenciamento dos softwares utilizados em seus sistemas ou, pior, reconhecem o uso de versões pirateadas como forma de minimizar gastos.

Além de ilegal, o uso de cópias indevidas pode causar danos irreversíveis à infraestrutura, resultando em um gasto mais elevado com a reparação do que com a aquisição de licenças legítimas. Por isso, é importante utilizar somente softwares que estiverem devidamente licenciados.

Falta de gerenciamento constante
Geralmente, as empresas só dão atenção aos problemas de infraestrutura de TI depois que uma falha acontece, quando na verdade, o ideal é que ela fosse evitada. Isso ocorre porque as organizações não investem em uma equipe de TI que faça um acompanhamento constante da infraestrutura.

Quando se implanta um sistema de gerenciamento eficiente de TI, os custos com manutenção são reduzidos, assim como o tempo gasto com reparações e com a busca de soluções. O gerenciamento assegura o funcionamento do sistema, prevê as falhas antes que elas aconteçam e aumenta a eficiência na resolução de problemas.

Por fim, a melhor maneira de evitar problemas de infraestrutura de TI é contar com profissionais especializados não só na hora da implantação, mas também no gerenciamento e suporte de todo esse sistema, pois seu bom funcionamento garante a produtividade e, consequentemente, a lucratividade da sua empresa.


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